Milene Matos
Bióloga, Coordenadora do Setor de Conservação da Natureza e Educação Ambiental do Município de Lousada, e da Associação BioLiving.
Milene Matos licenciada e doutorada em Biologia, pela Universidade de Aveiro, com pós-doutoramento em comunicação de ciência, na mesma universidade. Tem formação complementar em ilustração científica, educação ambiental, ecologia florestal, planos de gestão florestal, gestão florestal sustentável (University of Wageningen), Comunicação de Ciência (University of the West of England), Ciências da Comunicação (University of Amsterdam) e Marketing (IMF International Business School).
Com quase 20 anos de experiência em monitorização e gestão de vida selvagem, já foi investigadora, docente universitária e também colaborou no setor privado, em dezenas de estudos de impacto ambiental. Autora ou co-autora de cerca de duas centenas de publicações ou comunicações científicas.
Foi responsável por diversos projetos educativos para o grande público, do qual se destaca o Serviço Educativo da Mata Nacional do Bussaco, tendo o seu trabalho de envolvimento social na conservação da natureza sido premiado nacional e internacionalmente.
É comunicadora de ciência e formadora certificada, sendo autora, mentora ou coordenadora de vários projetos internacionais ligados à sustentabilidade, literacia científica e conservação da natureza, para os quais angariou e mobilizou já vários milhões de euros em fundos comunitários.
O seu ímpeto cívico levou-a a fundar a associação ambiental BioLiving, que tem trabalhado em proximidade com a comunidade local, em projetos de requalificação ambiental e de promoção da ciência em vários pontos do país, proporcionando também oportunidades de formação prática para alunos universitários.
Atualmente é consultora e coordenadora do Setor de Conservação da Natureza e Educação Ambiental no Município de Lousada, onde está responsável pelo planeamento e implementação da Estratégia Municipal de Sustentabilidade, que já foi distinguida com diversos prémios europeus e destacada nos maiores órgãos de comunicação social do país, como os vários canais de televisão, os grandes jornais e a prestigiada revista National Geographic.
Sex 28 de Maio